jump to navigation

Texto 7 – De 2 até 08/06/2008

Texto 7 – Um momento de reflexão

Já vimos seis textos, cinco deles sobre Teorias da Aprendizagem e um sobre método de ensino. Antes de iniciar uma série de textos sobre métodos e técnicas de ensino que alguns devem estar ansiosos em dicutir, é necessário refletir sobre o que queremos e conseguimos fazer até o momento para a melhoria das condições de ensino da FATEC Ourinhos.

Escrever o Projeto Pedagógico Institucional é o principal propósito deste trabalho em grupo (o curso de extensão), porque a partir dele a Instituição pode definir os Projetos Pedagógicos dos Cursos, que por sua vez orientará os Planos de Ensino das Disciplinas que contém o conjunto de aulas que você conduzirá, aí inclusos conteúdos, métodos e técnicas de ensino. Esquematicamente, temos da maior para a menor abrangência:

1º Projeto Pedagógico Institucional (PPI)

2º Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC)

3º Planos de Ensino das Disciplinas (PE)

4º Aulas (conteúdos, métodos e técnicas de ensino)

(Os conteúdos e a metodologia, portanto, são os caminhos a serem trilhados com base no que se estabeleceu como meta.)

O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) é um instrumento político, teórico e metodológico que norteará as ações educacionais da FATEC para consecução de sua missão e dos seus objetivos. É o documento central da ação institucional e educativa. E é expressão da vontade explícita e compartilhada de todos nós.

É uma reflexão sobre a educação superior, sobre o ensino, a pesquisa e a extensão, a produção e a socialização dos conhecimentos, sobre o aluno e o professor e a prática pedagógica que se realiza na Instituição.

O PPI estabelece: Histórico da Instituição/Mecanismos de Inserção Regional/Missão/Princípios filosóficos/Concepções (ensino, currículo, etc.)/Objetivos/Políticas e Diretrizes: Gestão – Ensino, Pesquisa, Extensão e Avaliação.

Então, o que já podemos colocar no PPI?

1-Em quais Teorias da Aprendizagem acreditamos?

2-Quais são nossos princípios e concepção do ensino?

Solicitamos a todos que respondam essas duas questões!

Lembrando que nossa Missão é:

“Desenvolver educação tecnológica por meio da formação de profissionais éticos e competentes, capazes de se adaptar às mudanças, criar, aplicar e difundir conhecimento tecnológico, contribuindo para o desenvolvimento social e a elevação da qualidade e produtividade de processos, produtos e serviços.”

Comentários»

1. Eunice Corrêa Sanches Belloti - Junho 8, 2008

Concordo plenamente com os meus colegas que fizeram seus comentários anteriormente. Acredito na junção de mais de uma teoria e que devemos discutir exaustivamente nossas opiniões sobre ensino e aprendizagem dos nossos alunos. As discussões no mundo real seriam bem melhores na minha opinião.

2. Eunice Corrêa Sanches Belloti - Junho 8, 2008

Estou totalmente de acordo com os colegas que fizeram seus comentários anteriormente. Acredito na junção de mais teorias de aprendizagens, os princípios e concepções de ensino devem ser discutidos exaustivamente, de preferência no mundo real.

3. Rafael Lourenço - Junho 8, 2008

A aprendizagem é o modo como nós adquirimos novos conhecimentos, competências e que alteram nosso comportamento. Mas esse processo é complicado e dificilmente pode ser explicado apenas através teorias. Acredito que nao devemos nos prender nessa ou naquela teoria e sim numa junção de todas para que possamos conseguir transmitir conhecimentos. Devemos nos adaptar sempre às mudanças que o meio nos impõe renovando constantemente nossos princípios, concepções e quebrando paradigmas sobre determinados assuntos.

4. Rafael Lourenço - Junho 8, 2008

Com relação a questão 02, concordo com a Eunice e demais colegas do grupo 02, devemos sim nos reunir para revermos algumas metodologias e criarmos novas, mas atentando sempre para a nossa realidade e a de nossos alunos.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: